28 janeiro 2010

Paraíso moral


No blog do Lauro Jardim, citado pelo blog do Ricardo Noblat, diz que a Petrobrás está fazendo uma licitação.

Diz o blog:

"Está destinado a dar uma tremenda confusão o resultado da mais esperada licitação do ano no setor de publicidade - a conta da Petrobras, no valor de 250 milhões de reais por ano.


Hoje, às 14 horas, na sede da estatal no Rio de Janeiro, foram abertos os envelopes para que as três escolhidas fossem conhecidas. Na disputa, dezoito ansiosas agências. As mais pontuadas foram a curitibana Heads (60,9 pontos de um máximo de 70 pontos), a Dentsu (55,7 pontos) e a carioca Quê (54,6 pontos).


Só que mais de duas horas antes, o site da revista Propaganda & Marketing, divulgou o resultado num furo de reportagem. E aí começa o imbróglio.

Para evitar possíveis vazamentos ou suspeitas, a Petrobras fizera o que é praxe em concorrências públicas: as propostas não são identificadas.


Ou seja, em tese, a comissão julgadora não saberia quem é quem e só na hora da abertura dos envelopes apareceriam os nomes das agências vencedoras. Não foi o que aconteceu.


O mercado publicitário está em polvorosa. Todos os derrotados prometem chiar alto com a Petrobras e possivelmente na Justiça.

Entre os vencedores, duas agências (Quê e Heads) já detêm a conta da Petrobras. A Dentsu é a novata (de origem japonesa, desfez sua parceria com a DPZ há dois meses), tirando o espaço que hoje é da F/Nazca. Isso se o resultado for mantido.
"
veja aqui


É inacreditável mais esta (se é que ainda achamos alguma coisa inacreditável neste sofrido país haitiano de instituições).

Em qualquer país civilizado, um vazamento deste pararia completamente o processo. Mas, aqui, não. Continua-se a fazer a abertura dos envelopes, esperando a semana passar.

É assim e toda a parte. O Sarney mentiu? Fica no cargo até que novos escândalos venham a mudar o foco; Arruda foi visto pegando propina? Fica no governo, esperando as manobras 'legais'. Coisa assim.

Ninguém vai preso por executar crimes à vista de todos.

O mundo tem paraísos fiscais. O Brasil tem isto também para alguns e se desponta como um paraíso moral.

Nenhum comentário: